Os grandes líderes aplicam o passado ao presente para moldar o futuro.

O estudo da história nos traz dois grandes aprendizados: de que a história é cíclica e tende a se repetir e que o ser humano não aprende com a própria história.

Por isso grandes líderes são festejados ao identificar fatores de repetição e agir para anular seus efeitos negativos. Se algo foi feito no passado e não deu o resultado esperado, ao identificar similaridades nas situações devemos agir diferente na busca de resultados diferentes.

Veja que não falamos em fracasso, apenas em resultados. Todas as nossas ações culminam em algum resultado, podendo este ser o resultado desejado ou não. Em sendo o resultado desejado, é importante identificar os fatores de sucesso para que seja possível a repetição do resultado. Em não sendo o resultado desejado, é importante identificar os fatores que desviaram a trajetória para que seja possível efetuar os ajustes necessários da próxima vez.

Identificar tais fatores e agir de maneira rápida é o que faz com que a história não se repita. Caso se repita você pode ter demorado a atuar ou ter agido para corrigir algo que não foi determinando para o resultado final. Neste caso, novamente cabe a análise para identificar o que deve ser ajustado na próxima vez.

Moldar o nosso futuro cabe a cada um de nós e é muito interessante tratar estas reflexões como um experimento, medindo sua evolução e a melhoria no processo e não apenas os resultados.

Seja líder de você mesmo e acredite que você tem um potencial incrível para conquistar tudo o que se permitir sonhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.