Cada pessoa possui seu ofício, mas o mais nobre de todos é comum a todas as pessoas: moldar a si mesmas.
Todos temos dentro de nós as ferramentas necessárias para a realização desta missão, mas nem sempre acessamos estas ferramentas de maneira consciente.
Gosto muito de uma escultura chamada de “Self Made Man” (algo como “o homem que fez a si mesmo”) que retrata um homem adulto perfeitamente esculpido da cintura para cima utilizando as próprias mãos para esculpir suas pernas. Vejo esse como o sentido principal da vida, o de construir a nós mesmos. E quando percebemos que temos o poder de esculpir o que quisermos, nossa mente se abre para infinitas possibilidades.
As pessoas sábias moldam a si mesmo pois já passaram por diversos estágios anteriores de sapiência: já se livraram da necessidade de aprovação dos outros, já não são afetadas por julgamentos de terceiros, sabem o seu valor e não permitem que outras pessoas ditem as regras da sua vida.
Esse é talvez o grau máximo de liberdade, em que podemos ser qualquer coisa e optamos por ser sábios e moldar a nós mesmos de acordo com nossos valores e padrões. Siga sendo você mesmo e evoluindo dia a dia até alcançar este patamar! Você merece uma vida incrível e com certeza sua estrada está te ajudando a te transformar nesta pessoa sábia que molda a si mesmo!