Sobre o Metamodelando

O que nos move

A qualidade dos seus pensamentos reflete a qualidade da sua vida. Esta frase faz sentido para você?

Podemos dizer que o pensamento é a origem de tudo. O notebook/celular em que você está lendo esse post, o aplicativo que foi usado para a postagem e o texto aqui escrito foram todos pensados por alguém antes que fossem criados no mundo real.

Nem todos os nossos pensamentos são materializados no mundo real, mas tudo o que existe no mundo real foi pensado anteriormente em algum nível (consciente ou inconsciente).

Se tudo o que existe no mundo real foi pensado anteriormente por alguém, podemos aplicar este mesmo conceito para nós mesmos e dizer que a vida que temos é fruto dos nossos pensamentos. Nossos pensamentos viram palavras, ações, condutas, hábitos e acabam por construir a nossa vida.

Desta forma, a primeira etapa para mudar a nossa vida é mudar a forma como pensamos.

Deste pensamento surgiu o Metamodelando, com o intuito de apresentar conceitos, ferramentas práticas, cursos, livros, dicas e referências para que todos possam buscar formas diferentes de pensar e construir a vida que sempre sonharam, obtendo melhores resultados com leveza e plenitude.

O que é a realidade?

A realidade é única mas a nossa percepção da realidade é totalmente subjetiva. 

Em um grupo de pessoas que assistem ao mesmo filme cada pessoa pode absorver uma mensagem diferente, cada pessoa terá um momento preferido diferente e cada pessoa sairá do cinema com um sentimento diferente sobre o que acabou de assistir. Estes sentimentos são baseados na forma como a pessoa enxerga o filme, e estão mais ligados às lentes que a pessoa utiliza para vê-lo do que ao que está passando na tela. Quando percebemos que somos capazes de mudar as lentes com as quais enxergamos o mundo para modelar a percepção da realidade àquilo que mais nos aproxima do nosso ideal de felicidade passamos a acreditar muito mais em nós mesmos e passamos a enxergar a vida de uma maneira que traga muito mais satisfação e alegria.

O que é transformar a realidade?

Transformar a realidade é buscar novas maneiras de enxergar velhas situações. É assumir efetivamente a posição de protagonista da nossa vida, desenvolver crenças construtivas que contribuam para o nosso ideal de plenitude (pessoal, profissional, amorosa, financeira, etc), com a consciência de que toda e qualquer mudança que a gente queira fazer na vida é feita de dentro pra fora. Inicialmente mudamos a forma de enxergar a realidade e a partir disso a realidade em si muda para se adequar à nossa visão.

Por que transformar a realidade?

Transformar a realidade é uma forma de co-criar a realidade. A sempre realidade é criada duas vezes: primeiramente na nossa mente e posteriormente se materializa no mundo real. A criação em nossa mente é feita pelo nosso inconsciente e a busca ativa por acessar o inconsciente abre um leque de infinitas possibilidades.

Como transformar a realidade?

Existem diversas técnicas que podem auxiliar a transformar a realidade e boa parte dessas técnicas é ensinada através da Programação Neuro-linguistica (PNL).

A PNL é uma ferramenta que leva em consideração aspectos bio-psico-sociais do ser humano para entender o funcionamento da mente humana, provocar mudanças e buscar resultados positivos.

A PNL surgiu como uma iniciativa de “modelar” a excelência humana, através da observação, questionamento e réplica de práticas adotadas por pessoas que apresentavam resultados acima da média.

A parte “biológica” do estudo da PNL refere-se à estrutura do cérebro, seu desenvolvimento, hormônios e aspectos químicos do seu funcionamento.

A parte “psicológica” da PNL trata da busca pelo entendimento do funcionamento da mente humana com foco específico na experiência e busca de melhores resultados. A PNL diferencia-se da psicologia pois não tem foco clínico e nem a pretensão de tratar doenças, mas sim, otimizar o rendimento das pessoas.

A parcela “social” da PNL está voltada para a comunicação e interação entre os seres humanos. Através da utilização das técnicas de PNL podemos melhorar nossa comunicação, diminuir os mal-entendidos, reduzir muito as reações negativas e tornar as conversas muito mais agradáveis e atrativas a todos os envolvidos.